Porque decidi ser autor independente?

auto-publicacao

Desde os meus 13 anos escrevo contos e minha cabeça borbulha de ideias para livros. É fato que meus primeiros contos se perderam, mas minha vontade de continuar escrevendo, não. Nesse meio tempo, conheci Stela, a primeira amiga com quem compartilhei o vício de ler e posteriormente minha vontade de escrever. Ela sempre me apoiou e escutou minhas ideias com carinho e dando ótimos palpites.

Demorei um bom tempo para concluir meus dois primeiros livros e enquanto os escrevia me dediquei a blogs. Primeiro criei um pra postar pensamentos, textos, frases, para que tudo isso não ficasse apenas em minha cabeça. Em 2011 comecei com o blog literário e essa foi a minha sorte, porque aprendi muita coisa desse meio nos últimos anos. O mercado literário é difícil, autor nacional muitas vezes não é valorizado, conheci editoras, como funcionam, o que agrada e o que não agrada, fiz amizades com autores independentes, com os que tem contrato com editoras, e muitas outras coisas.

Não estou dizendo que já sei tudo o que preciso, estou longe disso, mas o fato de eu me dedicar primeiro ao blog do que à publicação de meu livro, me ajudou. Hoje, com meu terceiro livro pronto fiz a escolha de ser independente porque sei como funcionam as editoras, principalmente o processo de análise de um original, uma vez que meu segundo livro foi recusado algumas vezes.

Sou uma pessoa exigente e como autor independente, tenho toda a liberdade de decisão em capa, diagramação, revisão, marketing e tudo o mais; coisas que apenas a Amazon me permite fazer. E para isso tenho que pesquisar muito, ver o que funciona e o que não funciona, ouvir leitores e estar antenado nas novidades do mercado. Ao meu lado, existem amigos e blogueiros que me ajudam a tomar decisões e fazer as melhores escolhas. É trabalhoso? É, mas isso faz parte e vale à pena.

Não vou começar minha carreira com ilusões ou expectativas desnecessárias, sei como esse meio funciona porque também tenho colegas autores com quem converso. Só quero levar minhas histórias para os leitores que estiverem dispostos a lê-las. E esclarecendo algo, não escrevo buscando ficar rico, da mesma forma que não escolhi minha faculdade em licenciatura para ganhar muito dinheiro, porque professor no Brasil tem um salário que é hilário. Não consigo conter minhas ideias, elas simplesmente tem a necessidade de serem colocadas no papel e é isso que faço.

Março está chegando, e com isso o lançamento de Caminhos Incertos. Estou muito ansioso, mas fazendo tudo com calma, atenção e amor. Obrigado a todos que sempre acreditaram em mim, em breve vocês poderão ler meu livro, e que essa seja a primeira de muitas histórias que publicarei.

Até mais ;*

Um comentário sobre “Porque decidi ser autor independente?

  1. Olá Koldney, comecei a escrever meu primeiro livro e até já tenho contato com uma pessoa experiente na área (inclusive como é editor e dono de uma editora, possui contatos e meios para ajudar no lançamento do meu livro, quando estiver concluído), porém após ver alguns autores independentes divulgando suas obras, comecei a me perguntar se optar por ser independente e não querer uma editora (como de costume). Sua postagem me abriu a mente para imaginar “Ns” possibilidades de divulgação que estando numa editora, eu não as teria. Tudo bem, estou iniciando agora e isso não deve ser algo para me preocupar, todavia quero saber em que meio estou entrando. No inicio do ano passado, fiz minha primeira tentativa de começar a escrever meu livro, visando um concurso, mas analisando bem vi as normas que a editora impõe para seus originais e foi bastante desmotivador, tanto que desistí. Conversando com amigos mais experiêntes na área, tirei a conclusão de que aqui no Brasil os autores só são bem valorizados se já tiverem alguma “fama” como os vlogueiros, blogueiros, escritores veteranos e outras figuras públicas. Porém meu conhecimento é um pouco limitado e acho que levarei um bom tempo para decidir o que quero da minha obra. E como você disse, “Só quero levar minhas histórias para os leitores que estiverem dispostos a lê-las”. Parabéns pelo blog e pela postagem, desejo-lhe sucesso em sua vida! 😀 (E desculpa pelo texto enorme heuahuea).

Deixe um comentário

